As releituras de Nei Lisboa em “Hi-Fi”

Em 1998, Nei Lisboa lançou Hi-Fi, disco gravado ao vivo no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, cujo repertório era composto somente por covers do folk e do pop norte-americano e inglês.

Em sua página na web, Nei conta que, ao cursar o último ano do colégio em Barstow (Califórnia), aos 16 anos, “jogado em tal metrópole ianque, e tão arredio quanto possível”, acabou fazendo parceria com um violão de cordas de aço que estava jogado no armário. Recorrendo à loja de música do lugar, a songbooks e cifras avulsas de Elton John, Beatles, Paul Simon, Seals & Crofts e outros, resolveu gravar um disco deste repertório… vinte anos depois. Daí também a explicação para a foto de capa, tirada na mesma época, para o livro anual do colégio.

Acho a sacada deste disco sensacional. São as canções que fizeram a base e que foram companheiras de vida de um dos maiores símbolos da música urbana do sul. O repertório é um primor, encontrou na voz de Nei, em seu violão e no de Paulinho Supekóvia a devida estética folk.

Costumo dizer que Nei Lisboa, por sua música, poderia muito bem figurar entre os grandes no centro do país. Por outro lado, acho que essa nunca foi a sua idéia; e sendo egoísta, fico feliz que ele nunca tenha saído daqui – é uma preciosidade nossa.

Sou um tanto desconfiado com releituras, principalmente quando ocorrem sobre canções sagradas e perpetuadas. Mas o bom gosto e a sutileza de Nei fez com que Hi-Fi se tornasse um disco sincero e por demais bonito.

Abaixo algumas das minhas prediletas do disco. “Ventura Highway” do America, “Summer Breeze”, de Seals & Crofts e a mais linda de todas “Norwegian Wood”, uma das minhas favoritas dos Beatles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: