Violência contra animais: um alerta

Vou eu novamente falar de animais de estimação, maus tratos… Ok, prometo que logo volto ao curso normal do blog.

Contudo, se faz necessário refletir um pouco.

Depois do ocorrido, estou tratando de recorrer a quem posso, que neste caso se resume à mídia impressa e redes sociais. Hoje saiu o caso do envenenamento dos meus gatos num jornal regional de grande circulação. Ainda nesta semana mais um irá publicar. Apesar da omissão e do pouco caso de pessoas, autoridades e da própria lei, tem de se fazer algo, mesmo que seja insignificante perto do que anda acontecendo.

E o que anda acontecendo?

Ao mesmo tempo em que há uma maior conscientização acerca do tema, noto que aumentou muito a crueldade contra animais. Não se enganem: há uma cultura velada de pessoas totalmente despreparadas para viver em sociedade que prega a extinção, a violência, o extermínio de bichos de estimação.

É preciso que nos demos conta e não nos deixemos cegar. Embora na TV toda semana passe alguma matéria de animais em pet shops e nas redes sociais fotos fofas de cães e gatos sejam um hit, isso não condiz com o que ocorre na vida real.

Você já notou a quantidade de cães soltos que andam pela sua cidade? É um fenômeno que acontece em todos os lugares. Eu, que viajo bastante devido ao meu trabalho, em todos os lugares me deparo com a mesma cena.

O que isso reflete? Abandono. São cães largados por seus “donos”.

Nós não somos o centro do mundo tampouco temos direito de sair por aí cometendo atrocidades contra pobres bichos indefesos.

Você quer fazer algo de útil? Os animais lhe incomodam?

Pois trate de incomodar as autoridades para que estas promovam políticas de cuidados com os animais, como construção de alojamentos, uma central de adoções, castração gratuita.

Da mesma maneira, tudo que há de ruim em nossa volta, inclusive a violência contra bichos, só se repete pela total falta de punição. É muito fácil cometer um dano a um animal, afinal, o autor esconde sua covardia atrás do anonimato, sabendo da conivência de boa parte dos cidadãos e da conseqüente impunidade.

Enfim, acho que é necessário refletir. E agir, fazer alarde, denunciar.

E é preciso dar-se conta de que há, sim, uma onda de violência contra animais bastante crescente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: