Aniversário de Marina Lima e uma linha de baixo inesquecível

Marina Lima

Quem está de aniversário hoje, completando 57 anos, é a cantora Marina Lima. Ela é uma das principais artistas nacionais remanescentes dos anos 80. Ao lado de seu irmão poeta, Antônio Cícero, escreveu alguns belos hits da nossa música pop, sempre antenada com as tendências sonoras modernas, indo num misto entre a MPB e o rock.

Hoje, claro, ela não possui a mesma projeção de outrora. Na verdade, é um grande feito ela ainda estar na ativa – após um período sofrendo de depressão, na metade final da década de 90, Marina perdeu muito de sua voz, algo que é bastante perceptível na sua atual forma econômica de cantar.

Em 1984 ela lançou a música “Fullgás” (pelo álbum homônimo). De autoria dela e de seu irmão, é, seguramente, uma das melhores canções pop da música brasileira.

Além de tudo, possui, talvez a mais bela linha de baixo da música nacional, uma das mais inspiradas que já ouvi. O autor? Arnolpho Lima Filha, mais conhecido como Liminha, ex-baixista dos Mutantes e uma espécie de produtor-midas dos anos 80 e 90.

Para quem tem alguma dificuldade em reconhecer o contrabaixo como elemento fundamental da música ou, mesmo, para quem deseja ver um exemplar de como um baixo pode soar sofisticado, sendo protagonista, mas de maneira totalmente consolidada com a canção, “Fullgás” é um dos mais bem acabados exemplos.

As vezes não é necessário ouvir todo um disco ou obra de um músico para que consigamos inspiração; as vezes, basta uma música.

“Fullgás” é uma aula.

Parabéns e, muito obrigado, Marina Lima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: