Aniversário da diva Gal Costa – som do dia #16: “Negro Amor”

Hoje, 26 de setembro, é um dia que não pode passar em branco aqui no blog. Aniversário de 67 anos de Gal Costa, uma das maiores cantoras que o Brasil já conheceu – para mim, ao lado de Elis e Marisa Monte, forma a santíssima trindade de nossas maiores vozes.

A partir dos anos 80 – que não foram muito inspirados para ninguém da MPB – ela enveredou por um lado mais romântico; contudo nos anos 90 e 2000 retornou com força consolidando-se como diva da boa música brasileira. Destaco sempre seu Acústico MTV, de 1997 – um tremendo disco.

Nos loucos anos 70, mais exatamente em 1977, ela grava o disco Caras e Bocas, onde consta a versão que Caetano Veloso e Péricles Cavalcanti fizeram para a música de Bob Dylan “It’s All Over Now, Baby Blue”, aqui intitulada “Negro Amor”.

Com uma interpretação contundente, Gal dignificou com louvor a audaciosa versão sobre uma canção de Dylan. Mais: tornou-a um ícone de sua carreira e da MPB.

Parabéns, Gal Costa!

Abaixo, a versão de “Negro Amor” que está no disco de Gal e o respectivo lançamento da música no programa Fantástico, em 1977.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: