Versões de um clássico da canção americana e alemã

Mesmo pesquisando e gostando de novidades, volta e meia torno a escutar meus heróis de sempre, de toda vida. Acho que não há como fugir disso, certo?

Pois ouvindo um dos discos da fase derradeira de Johnny Cash, Unchained (de 1996, segundo álbum da maravilhosa série American Records) uma canção imediatamente remeteu-me a outra, que muitas vezes ouvi cantada na língua alemã, ainda quando criança. Como cresci numa região do interior do Rio Grande do Sul, de forte colonização germânica, é normal que algumas destas canções tenham permanecido em minha memória. Sem contar a importância que, historicamente, a música sempre teve para os alemães.

Pois não tratava-se de outra canção – era a mesma, apenas em versão diferente.

Refiro-me a “Memories Are Made Of This”, canção que ganhou uma bela releitura de Cash e que foi gravada originalmente pelo cantor e ator americano Dean Martin, em 1955. Teve inúmeras versões feitas por vários artistas e tornou-se um grande hit em terras alemãs ao ser gravada pelo cantor de origem austríaca Freddy Quinn, no ano de 1956. Acabou tornando-se parte do folclóre germânico, mesmo em terras longínquas. É uma canção marcada na cultura norte-americana e alemã.

Enfim, a bela versão de Cash me levou a pesquisar e compartilhar no blog um tema musical que não é nem um pouco recorrente por aqui.

Na sequência, a interpretação de Dean Martin, depois, a versão de Freddy Quinn e, ao final, a definitiva e belíssima releitura de Johnny Cash.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: