Os 70 anos de Tim Maia

Se estivesse vivo, Sebastião Rodrigues Maia, o Tim Maia, estaria completando 70 anos no dia de hoje. (Aliás, que geração incrível; de semanas em semanas temos alguém chegando a esta idade ou próximo dela).

Não há porque discorrer longamente sobre a carreira e a vida pregressa do eterno síndico; suas histórias ímpares confundem-se com sua música. Sua biografia é irresistível e, portanto, recomendo altamente a leitura do livro de Nelson Motta, Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia. Nelson foi um dos poucos amigos que Tim teve durante toda a vida – ele era um colecionador de desafetos. Tendo testemunhado grande parte das aventuras do cantor e pesquisado mais uma porção de fatos, escreveu sua biografia definitiva.

Aliás, é um livro recomendável para quem quiser entender um pouco do que era a cena musical nos anos 70 e 80 aqui no Brasil.

Se sua vida foi cheia de intempéries e histórias que se tornaram parte do folclore, sua música também não foi menos contraditória. Sou direto: a fase memorável de Tim é a dos anos 70. Durante os anos 80, sua carreira começou a definhar e ele acabou tomando aquele rumo menos inspirado pelo qual boa parte da MPB foi. Embora ainda tenha vendido bem e criado alguns bons hits, a nata de sua música reside na década passada. Os anos 80 foram de memoráveis loucuras, isto sim.

A fase Tim Maia Racional sempre é citada como um referencial do soul e do funk brasileiros. Embora ele nunca tenha permitido o lançamento destes discos após dar-se conta da falcatrua religiosa e espiritual na qual havia se enfiado, os trabalhos são verdadeiras pérolas.

Sou um fã absoluto da inovação que Tim proporcionou nos seus discos iniciais. No primeiro álbum, você dá de cara com “Coroné Antônio Bento” – uma mistura de rock com soul e baião. É deste mesmo disco o groove marcado de “Cristina”.

De seu segundo trabalho, vem  “A Festa do Santo Reis”, um dos seus grandes sons.

Enfim, é preciso sempre prestar tributo a este grande personagem. Graças também a ele que nossa música foi tão inventiva e audaciosa naquele período.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: