Dia das crianças e as fotos de infância nos perfis

Acho legal essa onda que rola todo ano, próximo ao dia das crianças, quando as pessoas colocam fotos de sua infância em perfis das redes sociais. Faz lembrar que, embora hoje sejamos verdadeiros diabinhos, um dia já fomos uns amores (alguém tem coragem de dizer que é o contrário?).

Eu sou naturalmente cético. Ainda assim permito me iludir com isso das fotos infantis nos perfis. Creio que em dias de tanto ódio, tanta maledicência, tanto pré-conceito, tanta raiva, estar diante da foto de outra pessoa ainda criança ou bebê, talvez aflore um resquício de candura, de carinho, de querer bem. Quem sabe, até nos desarme um pouco.

Não há como continuar tendo rancor diante da imagem de uma pessoinha ingênua, num cenário muitas vezes simples, que logo remete à nossa infância e faz com que vejamos, quem sabe, como a simplicidade ainda é a fórmula mais imbatível para que uma pessoa torne-se encantadora, admirada, querida. E feliz.

Pena que com o tempo não sobre muito da candura e da simplicidade expressada numa fotografia de nossa infância. Pena que tudo isso se torne tão caro.

É interessante como, mesmo sem lembrarmos a maioria dos fatos daquela época, uma simples imagem, ainda que de outra pessoa, seja capaz de evocar em nós uma sensação de conforto e nostalgia. E o melhor: um sentimento de carinho, tão em falta na nossa vida adulta.

Ainda assim, estas fotos me levam imediatamente a pensar em como a simplicidade é o centro de tudo.

Mesmo que, talvez, só nos demos conta disso em dois momentos: no início e no fim da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: