Ziraldo: uma opinião lúcida sobre o julgamento do mensalão

O cartunista, chargista, jornalista e dramaturgo Ziraldo está completando 80 anos hoje. Pelo motivo da data, foi entrevistado pelo jornal Zero Hora.

Notadamente um autor de frases memoráveis, ele não foge de dar opinião sobre fato algum.

Chamou-me positivamente a atenção o que ele disse sobre o tão em voga julgamento do mensalão e a atuação dos ministros do STF. Antes de mais nada, digo que até pelo fato de ter exatamente a mesma opinião que ele jamais abordei o assunto aqui no blog.

Sou cético convicto diante desse circo todo que se montou em torno do acontecimento, sabendo-se que a massa é chegada numa novela e que gosta de uma ilusão. Há gente por aí crendo que agora sim o Brasil virou um país exemplar, pois está punindo corruptos.

E assim se esquece facilmente que a corrupção faz parte da nossa historia política e que antes deste espetáculo midiático nunca houve tamanha repercussão diante de casos também horrendos de ladroagem e de desvio de dinheiro público.

E assim se esquece que daqui pra frente apenas as coisas voltarão ao normal e que a bandalha seguirá, pois está em nosso DNA e faz parte da índole do clássico personagem político brasileiro.

Fugi do que disse o Ziraldo por um momento, mas foi para contextualizar e ao menos dizer algo sobre esse show todo.

Ziraldo acha que os ministros do STF foram expostos demais e que nenhum grande julgamento no mundo é transmitido na íntegra e com tamanha amplitude.

– Não é que os caras que estão sendo julgados não mereçam passar pelo constrangimento, todos merecem ser expostos! – pondera, sem, no entanto, abrir mão da crítica aos “julgadores de ego inchado” e de um certo ceticismo: – O pessoal fica achando que essas coisas vão inaugurar uma nova fase no Brasil, no Impeachment já foi assim, e mudou coisa nenhuma!

Nada a acrescentar.

Fonte: Zero Hora

Anúncios

2 pensamentos sobre “Ziraldo: uma opinião lúcida sobre o julgamento do mensalão

  1. tiago 24 de outubro de 2012 às 10:28 am Reply

    Exatamente Marcinho. Parece que o Brasil a partir de agora vai passar a punir todo o tipo de corrupção. Maioria já nem lembra dos desvios de dinheiro público dos financiamentos para obras da Copa do Mundo.
    Maracanã vai ser reformado com NOSSO dinheiro e depois privatizado por um custo que não chega a 1/4 da obra e com suaves parcelas durante 35 anos.
    Vai se resumir a casa de shows(se der certo) e outros eventos e talvez eventuais partidas de futebol. Assim perdemos mais uma parte de nossa história por conta dessas pessoas…

    ABRAÇO

  2. Márcio Staggemeier 24 de outubro de 2012 às 11:27 am Reply

    Isso que tu citaste, Tiago, é um escândalo sem tamanho, num país onde se morre em fila de hospital. As obras tem um custo altíssimo, mas o que as inflaciona de fato, é a parte destinada ao desvio.

    Nos tornamos um país em que as pessoas não querem educação, mas querem posses. Não nos preocupamos com punição a corruptos de fato, mas sim em vermos um belo show midiático. A Copa do Mundo tem desvios de dinheiro público? Ah, mas somos o país do futebol.

    “Assim perdemos mais uma parte de nossa história por conta dessas pessoas…”

    Concordo totalmente com tua frase.

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: