O plano-sequência é um recurso cinematográfico de bastante dificuldade técnica, mas que definitivamente pode contribuir de maneira mágica para que um filme desenrole uma cena, um roteiro ou mesmo para que o diretor possa conferir mais beleza estética e encanto a sua obra. Algumas cenas tornaram-se inesquecíveis por meio desse artifício.
Esta forma de filmagem ganhou bastante destaque nos últimos anos após Juan José Campanella fazer um inesquecível e marcante plano-sequência no grande filme argentino “O Segredo Dos Seus Olhos” (2009). A cena é o início da perseguição de Benjamin Esposito (Ricardo Darín) e seu colega Sandoval ao suspeito de um crime bárbaro em meio à loucura de um estádio de futebol lotado.
Outro plano-sequência que está sempre na lista dos melhores já realizados – e que é meu predileto, talvez também pelo filme ser um dos meus preferidos– é a da chegada de Henry Hill (Ray Liotta) no clube Copacabana em “Os Bons Companheiros”. Dirigido brilhantemente pelo mestre Martin Scorsese, o filme mostra nessa cena Henry entrando pelos fundos do restaurante; na verdade, uma maneira genial de demonstrar a definitiva ascensão e a consequente aceitação do personagem no mundo do máfia como uma pessoa respeitada, que recebe cumprimentos de todos e que leva sua esposa para apresentar-lhe o seu mundo.
A cena é viciante e de grande esmero técnico, pois acompanha todo esse trajeto de Henry Hill, passando pela parte menos nobre do ambiente, em corredores estreitos, culminando com a sua chegada ao melhor lugar do clube.
Pra mim poucas coisas se comparam ao plano-sequencia da praia de Desejo e Reparação.