A magia do plano-sequência em dois grandes filmes

O plano-sequência é um recurso cinematográfico de bastante dificuldade técnica, mas que definitivamente pode contribuir de maneira mágica para que um filme desenrole uma cena, um roteiro ou mesmo para que o diretor possa conferir mais beleza estética e encanto a sua obra. Algumas cenas tornaram-se inesquecíveis por meio desse artifício.

Esta forma de filmagem ganhou bastante destaque nos últimos anos após Juan José Campanella fazer um inesquecível e marcante plano-sequência no grande filme argentino “O Segredo Dos Seus Olhos” (2009). A cena é o início da perseguição de Benjamin Esposito (Ricardo Darín) e seu colega Sandoval ao suspeito de um crime bárbaro em meio à loucura de um estádio de futebol lotado.

Outro plano-sequência que está sempre na lista dos melhores já realizados – e que é meu predileto, talvez também pelo filme ser um dos meus preferidos– é a da chegada de Henry Hill (Ray Liotta) no clube Copacabana em “Os Bons Companheiros”. Dirigido brilhantemente pelo mestre Martin Scorsese, o filme mostra nessa cena Henry entrando pelos fundos do restaurante; na verdade, uma maneira genial de demonstrar a definitiva ascensão e a consequente aceitação do personagem no mundo do máfia como uma pessoa respeitada, que recebe cumprimentos de todos e que leva sua esposa para apresentar-lhe o seu mundo.

A cena é viciante e de grande esmero técnico, pois acompanha todo esse trajeto de Henry Hill, passando pela parte menos nobre do ambiente, em corredores estreitos, culminando com a sua chegada ao melhor lugar do clube.

Anúncios

Um pensamento sobre “A magia do plano-sequência em dois grandes filmes

  1. Camila Freire 22 de novembro de 2012 às 1:23 pm Reply

    Pra mim poucas coisas se comparam ao plano-sequencia da praia de Desejo e Reparação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: