James Jamerson: o aniversário de um dos maiores baixistas da música pop

James Jamerson foi um dos mais importantes baixistas da história e, sem dúvida, um dos mais influentes. O conceito de linha de baixo na música pop, com o instrumento como protagonista e fio condutor teve nele seu principal e mais inventivo precursor. Hoje estaria completando 77 anos de idade.

Nascido na Carolina do Sul, ainda jovem mudou-se para Detroit, a cidade dos automóveis, a “Motor Town”. Daí veio o nome da gravadora pela qual Jamerson consagrou seu inigualável trabalho: a Motown.

A gravadora, que teve seu apogeu nos anos 60, embora ainda estivesse em atividade na década de 70, possuía um imenso cast, que emplacou hits que até hoje são referência na música pop. E James Jamerson era o baixista da gravadora, tendo participado de uma grande parte dos trabalhos lá lançados. Suas linhas de baixo sempre foram consideradas parte fundamental da “sonoridade Motown”.

198_10964796762_6142_n

James Jamerson junto de seu imprescindível Fender Precision

Embora músicos mais jovens, pouco preocupados em beber na fonte, talvez sequer conheçam o trabalho de Jamerson, alguns dos mais importantes e conhecidos baixistas da música citam-no como uma de suas grandes influências, tais como Abraham Laboriel, Pino Paladino, John Entwistle, Jack Bruce, John Paul Jones, John Patitucci, Geddy Lee, Victor Wooten, Paul McCartney e o ícone maior do contrabaixo, Jaco Pastorius.

James Jamerson possuía as grandes virtudes do músico pop: versatilidade, frases inspiradas e ricas, linhas com padrões extremamente musicais, influências de vários estilos, como o jazz, o rock, o soul e o funk.

Suas linhas de baixo eram pura categoria, suingue, balanço; cheias de uma sofisticação que muitos dos músicos atuais deixaram de lado, em prol de um virtuosismo viciado e chato.

Dia de render homenagens a um dos maiores músicos da história.

Abaixo, algumas músicas clássicas da Motown, cujas linhas de baixo foram criadas por James Jamerson.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: