Trilhas sonoras para nossas vidas

Se criássemos mais trilhas sonoras para nossa vida, seríamos melhores.

Ultimamente, ando pensando nisso.

Criar listas de músicas que combinem com certo ambiente, lugar, ocasião, clima ou emoção pode ser um prazer que nem todos sentem. Mas em algum momento, quem monta uma coletânea de músicas invariavelmente pensa em quais canções se conectam mais ao seu propósito, embora, claro, em alguns casos isto possa resultar em uma lista guiada pelo critério da mediocridade.

Mas pensemos como pessoas civilizadas.

Fazer uma seleção de músicas escolhidas com carinho e que tenham um fio condutor interessante, se constitui em um exercício de sensibilidade, até mesmo naquela playlist mais quente, que toca antes de ir pra balada.

Há outro viés que é fruto de sensibilidade coletiva – uma das coisas que mais faz falta hoje em dia. É um critério que, muitas vezes, uso quando preparo as minhas seleções para rodar, principalmente no carro. Você escolhe, obviamente, as músicas de acordo com seu gosto, mas leva em conta o gosto daquela ou daquelas pessoas que estão com você. É a agradável sensação de não se fechar somente em seu mundo.

Experimente. Pode dar na trave, pode exigir um pouco mais, porém, é bom. Diferentemente da ditadura de um carro com som estourando tímpanos, servindo apenas para bradar o mau gosto e a idiotia de um único indivíduo, é tornar a música algo comum a mais pessoas, fazer com que ela cimente laços, traga um leve bem-estar.

Comece a prestar atenção nas suas variações de humor, nas instabilidades do cotidiano, nas nuances das estações do ano, nos estados de espírito, nos traços de quem ouve música com você. E crie trilhas sonoras.

Se criarmos trilhas sonoras para nossa vida, tenho certeza de que seremos melhores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: