Roger Waters, 70 anos

roger-waters-show-eua-2010-size-598

Aos trinta anos de idade, as incertezas, as aflições, os medos, os traumas do passado e o mundo batem à sua porta.

Dizem que períodos assim podem ser canalizados para algo que resulta grandioso, como idealizar uma grande obra. Quem sabe o maior de todos os discos que uma banda já fez? Bom, então estamos falando de Roger Waters.

Obviamente que, quando se começa uma criação tão importante, não se imagina a dimensão que ela irá tomar. Mas em se tratando do ex-baixista do Pink Floyd e sua inabalável autoconfiança, quem poderá duvidar que ele já não soubesse, desde o início, que The Dark Side Of The Moon tinha tudo para tornar-se uma expressão artística tão impactante, revolucionária e eterna?

Hoje, Roger Waters completa 70 anos de idade. Ele foi o líder do Pink Floyd em seu período mais áureo e, principalmente, partiram de sua mente as ideias que fizeram a banda tornar-se o que ela é.

Porém, como uma boa pedra no sapato de ambos, não há como citar Waters sem falar de David Gilmour e vice-versa. Embora geniais em seus próprios mundos, quando lado a lado, eles construíram uma daquelas uniões mágicas que só podem fazer com que nós, fãs, tenhamos que agradecer sempre que tal encontro pode um dia acontecer.

Eles são bons ranzinzas. Como bons ingleses, mantiveram a classe em momentos de ódio e rancor memoráveis. Depois de anos de farpas públicas, finalmente apaziguaram os ânimos, até tocaram juntos e abraçaram-se.

Mas eles são de verdade, são humanos. Tal qual os questionamentos de Dark Side…, tal qual o sentimento de desamparo de Wish You Were Here, tal qual a ira com o sistema de Animals, tal qual o exorcismo de traumas incuráveis de The Wall.

A fama de prepotência e tirania de Waters lhe cabe perfeitamente. Acho que serve, sobretudo, para que tenhamos ele mais próximo de nós, para que ele não apenas fale por nós em suas músicas, mas para que possamos ser um pouco mais parecidos com ele.

Sempre é difícil falar de grandes ídolos.

Mas é sempre um prazer exaltar aqueles que tornam nossas vidas tão melhores através de sua arte.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: