John Mayer ao vivo e sua verdade

2013-global-citizen-festival-concertSe não pude ver a transmissão do show de John Mayer no Rock in Rio, alguma coisa conspirou a meu favor para que eu o visse em ação, totalmente ao vivo, tocando no festival Global Citizen, NY, no último sábado. O evento, realizado no Central Park e transmitido pelo canal Multishow, teve também outras atrações, como Janelle Monáe e Alicia Keys.

É muito bom poder ver esse tipo de transmissão, por ela ser a captação honesta do artista, sem edições, melhores tomadas e correções que um DVD ao vivo permite. É andar sob a corda bamba sem proteção alguma.

Não me surpreendi com o show de John Mayer, porque já conheço a performance dele, que é um dos melhores músicos surgidos no pop no novo século. Se nos álbuns Mayer muitas vezes anda no limite de sua musicalidade em prol do pop radiofônico, ao vivo, ele mostra a verdade de sua essência.

E essa verdade diz que ele é, sobretudo, um músico. Os solos de guitarra são generosos, com improvisos inspirados rolando em quase todas as canções – mas nada de solos intermináveis e chatos. Nota-se que ele e sua banda deixam coisas para resolver em cima do palco, como os compassos a mais ou a menos da parte final das músicas. Ou seja, abrem espaço para a música se construir também na hora, coibindo arranjos engessados.

Mesmo que John Mayer não interaja com a platéia, ele se mostra totalmente afim. A banda que está com ele nesta turnê do novo disco é bem diferente daquela que vinha tocando com ele em outros anos. A formação tem uma linguagem mais adequada ao country – fio condutor dos novos ares musicais e de vida que John Mayer agora respira, em seu rancho em Paradise Valley, Montana.

Foi um belo espetáculo para curtir no anoitecer de sábado. 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: