Música, Jornalismo e o que os torna tão próximos

Músicos e jornalistas possuem vários traços em comum em suas rotinas. Um deles é o fato de nunca desligarem por completo de suas atividades, mesmo nas férias, feriados ou datas em que esse seria o objetivo.

É um pouco torturante, na verdade. Não há como ficar alheio à música, a shows esporádicos, ensaios, aulas, ou mesmo assistir um DVD ou escutar um novo disco. Bem como o jornalista jamais deixa de ter o instinto da profissão mantendo-o atento aos fatos, seja ao que acontece à sua volta ou em volta do mundo.

É torturante porque você nunca relaxa, quando por vezes teria de fazer isso como um requisito para a continuidade natural.

No entanto, acho que é algo que faz parte do caráter viciante de ambas as profissões. Jornalistas e músicos têm de lidar com desafios que superam a lógica de qualquer entendimento racional, muitas vezes. Decepções profissionais acontecem aos montes, do modo mais natural possível, sem que você tenha grandes explicações. Se ganha e se perde sem que o talento e a competência sejam exatamente os fatores primordiais levados em conta. Politicagens e vaidades fazem parte do jogo.

Mas este é o preço que trabalhos tão apaixonantes e dignos de devoção cobram. Aliás, são problemas comuns, mas relacionados a certos empregos pelos quais músicos e jornalistas passam. Não se pode culpar a atividade em si quando ela é exercida por humanos falhos.

Realizar um belo trabalho, na música ou no jornalismo, exige tato, sensibilidade, inspiração, amor e abnegação.

A essência dos dois é tão avassaladoramente apaixonante que, mesmo que se passe por dificuldades inúmeras, jamais a música ou o jornalismo sairá de nós. São carreiras ímpares, onde a realização completa muitas vezes está onde ninguém mais consegue enxergá-la. E isso inclui cumprir horários diferenciados, sacrificar o final de semana, feriados… E nunca desligar por completo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: