Antes do Oscar 2014

gravity-movie-review-sandra-bullock-suit-2

Sandra Bullock, em “Gravidade”

No próximo domingo acontece a cerimônia de premiação do Oscar, o que faz com que todos os amantes do cinema voltem suas atenções ao evento.

Sim, é a premiação da indústria. Sim, o lobby rola solto nos meses que antecedem a premiação e os indicados. Sim, muitas escolhas não condizem com a real qualidade das obras. E sim, muitos trabalhos primorosos são simplesmente ignorados pela academia.

É o caso de um filme que, confesso, ainda não assisti, mas que tem me chamado a atenção já de antemão. “Quando tudo está perdido” (“All is lost”) tem Robert Redford como protagonista único, ele é um naufrago, na história que mostra a luta do marinheiro solitário pela sobrevivência, num filme praticamente sem diálogos, somente com atuação – diz-se que Redford é arrebatador.

Ao que tudo indica, a grande injustiça do Oscar deste ano é Robert Redford sequer estar entre os indicados na categoria de melhor ator.  Em suas próprias palavras, “acredito que tivemos pouca ou nenhuma promoção. Nossos distribuidores, não sei quem, não quiseram gastar dinheiro (na campanha) porque tiveram medo, talvez não acreditassem na oportunidade, não sei”.

Ainda com suas incongruências todas, o Oscar nunca perde a sua importância. Sequer são os vencedores que mais devem ser observados: o que mais merece nossa atenção – e que serve como uma ótima base de referências para bom cinema – são os indicados (ou até os injustiçados, como Robert Redford).

Vale fazer aquela lista de bons filmes para se assistir ali na frente, baseado nos indicados nas categorias de filme, direção, ator, atriz, coadjuvante. Acho que esse é o maior valor do Oscar e desse tipo de premiação, embora eu tenha mais interessa por premiações de outros festivais, sobretudo os europeus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: