66 anos de Snowy White

snowy-white-roger-waters-guitarist-wall-2010-tourHoje é aniversário de Snowy White, um dos meus guitarristas preferidos e que é um daqueles caras que coloca no bolso, com uma nota apenas, qualquer virtuoso chato que faz corridinha de notas e notas sem maiores significados, com o único intuito de satisfazer o próprio ego.

Snowy é um músico mega importante na sonoridade do Pink Floyd, sobretudo a partir do álbum Animals, onde participou das gravações em estúdio e depois passou a integrar a banda de apoio, fazendo um casamento perfeito com a guitarra melódica de David Gilmour.

Mas Snowy White tem um brilho próprio que o faz sobrepor-se a qualquer sombra de outro grande músico (gravou seus discos solo, fez parte do Thin Lizzy). Não a toa, tornou-se parte fundamental dos shows de Roger Waters.

No entanto, o que mais me apaixona e faz amar o som de White é seu estilo, sua elegância.

Ele tem tanta personalidade que pode se dar ao luxo de levar aos ouvidos de uma platéia um solo com uma única nota longa, tão intensa que parece que vai fazer um grito irromper da alma de quem está ouvindo a qualquer momento, tamanha é a intensidade daquele som e seu significado. Tem que ter cacife pra conseguir isso. E o melhor: sobre um clássico.

Abaixo, esse solo que falei, durante a turnê The Wall, de Roger Waters, na música “Hey You”. Quem assistiu ao show sabe que essa música abre o segundo bloco do espetáculo, onde a banda se encontra totalmente escondida atrás do famigerado muro. O vídeo mostra o que ocorre por trás da muralha, algo ao que dificilmente nós da platéia teríamos acesso, além de todo o carinho da banda e da equipe para com nosso ídolo, Snowy White.

E, enfim, o solo que embolsa um bom punhado de guitarristas velocistas sem alma que andam por aí, mundo afora.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: