Cash e Dylan num grande momento musical

48235Johnny Cash já era um nome conhecido e reverenciado na música norte-americana, enquanto que Bob Dylan trazia o novo e satisfazia uma legião crescente de fãs. Isso em meados dos anos 60.

Havia uma admiração mútua entre Cash e Dylan, mesmo que ainda não se conhecessem pessoalmente. No entanto, isso não impediu o primeiro de defender o mais jovem quando este foi alvo de críticas que o acusavam de ter traído princípios, movimentos e toda essa balela. Resumindo, Cash pediu que deixassem Dylan livre, para compor e cantar o que bem entendesse.

Os dois encontraram-se tempos depois, tocaram juntos informalmente, estabeleceram laços, Johnny presenteou Bob com seu violão Martin. Mas somente em 1969 é que a parceria foi gravada.

Dylan finalizava Nashville Skyline e recebeu a visita de Cash, que trabalhava no estúdio ao lado. Passaram dois dias juntos e, como muitas das coisas mais geniais que já foram criadas na música, a despretensão foi o pontapé inicial para que registrassem 23 canções, que foram compiladas e ficaram conhecidas como The Nashville Sessions. No entanto, oficialmente, apenas a belíssima “Girl From North Country” é que foi lançada no álbum de Bob Dylan.

É muito difícil falar de duas sumidades absolutas, seres tão poderosos quanto Johnny Cash e Bob Dylan. O melhor a fazer é prestar reverência e ouvir sua obra. De qualquer modo, é preciso lembrar da grande parceria que os dois tiveram e da admiração que cultivavam pelo trabalho um do outro. Dylan sempre deixou claro que muito de sua carreira ter alçado vôos definitivos devia-se ao impulso dado por Cash, tanto em shows, como em manifestações e, principalmente, em seu programa de TV, The Johnny Cash Show.

Dylan sempre admirou o grande amigo Cash, o considerava “o rei”. E quando ele morreu, Bob escreveu uma bela e emocionada carta.

 

Abaixo, a belíssima “Girl From North Country”. A canção, alias, faz parte da cena mais bonita do filme “O Lado Bom da Vida”, com Bradley Cooper e Jennifer Lawrence.

Na sequência, “One Too Many Mornings”, que traz o registro de Cash e Dylan gravando a canção, em estúdio.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: