Seleção Brasileira na realidade das oitavas

A seleção brasileira goleou Camarões, um dos times mais fracos da Copa, sem compromisso com jogo sério, com marcação, com resultado, repleta de jogadores mais atentos ao aeroporto e ao vôo de volta para casa do que com o adversário.

Neymar, o único jogador capaz de desequilibrar, o craque individualista, deitou e rolou nas avenidas abertas do quase amador futebol camaronês. Até Fred, que já estava em fim de carreira em 2010, marcou.

Não acho que o Brasil vá cair já nas oitavas. O Chile tem um grande time, mas possui uma estratégia um tanto camicase, se joga pra frente e abre espaços oferecendo o contra-ataque ao oponente. Contudo, as barbadas terminaram.

E, sendo bem prático: futebol é jogo coletivo – o Brasil depende unicamente de um jogador que, quando não marcado, deita e rola, faz gols, faz dancinhas, não cumprimenta o adversário que lhe pede desculpas pelo empurrão, faz a alegria da torcida. Time vencedor possui estabilidade em seus diversos setores – o Brasil ainda não sabe se tem goleiro (Júlio César não foi sequer testado na Copa), possui somente dois defensores (os laterais não marcam e se jogam ao ataque), o meio-campo é parco de criatividade e no ataque possui um jogador inoperante.

Não é azedume: eu vejo futebol e observo, critico as deficiências do meu próprio time quando elas existem e fico fulo da vida quando os entendidos não escancaram os seus problemas; não aceito que se mascare os fatos, saúdo o bom futebol e não me engano com oba-oba.

E desde sempre sou admirador de outro tipo de jogo. Todas as seleções já passaram ou irão passar apertos, no entanto, times talhados para ganhar possuem outro perfil, não vencem sem equilíbrio e solidariedade.

E outra coisa: alguém ainda agüenta aquele canto do “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: