A morte de Robin Williams

downloadUm verdadeiro choque a notícia da morte do Robin Williams, mais ainda pelas circunstâncias que envolvem o fato. Há anos que, esporadicamente, sabia-se algo sobre sua luta contra a dependência alcoólica e química, mas o problema da depressão não era tão conhecido.

Infelizmente, percalços tão comuns aqui embaixo, tornam os ídolos mais humanos e próximos a nós. É assustador perceber que, mesmo a grana, mesmo a fama, não são capazes de nos resgatar de um poço tão cruel e tão impossível de ser escalado.

Quando acontecem estes casos, como o aparente suicídio de Robin Williams e a recente morte (também por suicídio) do humorista brasileiro Fausto Fanti, mesmo que não tenhamos conhecimento algum sobre as suas intimidades, o que mais penso é na aflição que estavam passando. Eu só consigo pensar nisso, num aparente sufoco, uma agonia indescritível.

Assisti inúmeros filmes de Robin Williams. Não há como não citar o inspirador Sociedade dos Poetas Mortos, tampouco o comovente Gênio Indomável e o tocante Patch Adams. As comédias destacam-se em seu currículo e, mesmo quando seu papel não fosse tão cômico, a sua atuação continha um quê de inocência, de ingenuidade, que o tornava irresistível.

Eu destaco um filme em que ele interpreta um vilão, chamado Insônia, no qual contracena com Al Pacino e Hilary Swank. É um trabalho surpreendente, que foge daqueles que nos acostumamos a ver.

Mas de todos, acho que o que mais gosto e sempre terei vontade de assistir é o maluco e surpreendente Bom Dia Vietnã, onde ele interpreta um radialista recrutado para levar ao ar um programa de rádio em pleno Vietnã, a serviço das forças armadas americanas. Neste filme de 1987, Robin Williams é muito ele mesmo: fala pelos cotovelos, faz mil piadas por minuto – nos bastidores do filme revela-se que grande parte das suas tresloucadas locuções foram feitas de improviso, devido à sua capacidade de levar o personagem adiante por si só.

Mas como não voltar a pensar na aflição que ele passou, na falta de saídas, de ânimo para continuar vivendo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: