Filme: “Relatos Selvagens”

relatos-salvajesAssisti ao filme “Relatos Selvagens”, que concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Pode parecer exagero, mas, no momento, há poucas coisas melhores no mundo da sétima arte do que o cinema argentino.

Compará-lo com o brasileiro é quase uma comédia (tão ruim quanto as que se fazem por aqui – com o perdão do trocadilho ocasional).

Clint Eastwood disse certa vez que, para ele, interessa poder contar boas histórias através dos filmes.  E sempre que assisto a algum filme vindo do país do onipresente Ricardo Darín, saio com essa sensação, de que vi uma boa história sendo contada.

“Relatos Selvagens” é um soco na cara, no estômago… faça a sua escolha. Drama, humor negro… são seis histórias independentes, contadas uma após a outra – sendo que os créditos iniciais aparecem apenas após a primeira história já ter deixado o espectador com cara de abobado na cadeira.

Em suma, os relatos apresentam pessoas comuns que chegam a limites de raiva, de repulsa, de atitudes impensadas, de vingança e violência após viverem situações extremas de estresse ou traumas que de uma hora para outra caem em seu colo. O mais impressionante é que são todas situações absolutamente reais, comuns, que podem até fazer você repensar algumas atitudes – embora no filme elas sejam levadas aos limites mais extremos.

Contudo, é um filme de tanta qualidade, tão coeso, mesmo contando histórias independentes entre si, que me faz ter vontade de assisti-lo outras vezes mais. Ele não é óbvio, de redenção, finais felizes ou qualquer circo armado que se vê em filmes menos cotados de Hollywood.

Você meio que torce por todos os personagens porque, embora haja extremas explosões psicológicas e comportamentais, acontece uma identificação com as situações desafortunadas que acontecem a eles.

É dirigido por Damián Szifron, tem produção de Pedro Almodóvar, trilha sonora do maravilhoso Gustavo Santaolalla.

Trailer:https://www.youtube.com/watch?v=g4DCVJF1RbA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: